Pages

Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como funciona a tecnologia 3D?

Tecnologia 3D tem ganhado cada vez mais espaço e tem conquistado as pessoas em todos os cantos do mundo, diversos críticos disseram que as programações e filmes exibidos nesse contesto não teriam sucesso, mas eles provavelmente estarão errados,  porque a cada dia que passa mais o 3D tem ganhado espaços, os filmes estão sendo lançados todos com esse dinamismo e os cinemas precisam se adaptar rapidamente a esse sistema se não quiserem perder os seus clientes para outros.
Algumas pessoas ainda não fazem idéia de como é que funciona a tecnologia 3D, por isso vamos começar a falar, e dizer exatamente o que acontece para que você enxergue as coisas como se pudesse pegá-las.
Quando você vai a um cinema convencional, só existe um projetor para que você possa ver o filme, no caso dos 3D eles são dois, um para cada olho, e cada um tem um ângulo de filmagem diferente o que vai causa os efeitos que vimos.
Os óculos não podem faltar e são fundamentais para que a tecnologia funcione bem, se você olhar a olho nu diretamente para a tela a imagem vai ficar embaçada, com os óculos eles vão deixar a imagem nítida e obtendo o efeito esperado.
Existe outro modelo de óculos que pode causar o mesmo efeito só que com mais perfeição, ele é conhecido como óculos polarizado, da mesma maneira que os famosos com lentes azuis e vermelhas, esse também capita as imagens separadas e junta em uma só o que a olho nu você estaria vendo em apenas uma dimensão com as lentes polarizadas a imagem vai se tornar 3D, e você irá conseguir ver o filme com efeitos ainda mais reais.
O filme Avatar em 3D certamente fascinou muita gente com essa tecnologia, que não era muito empregada quando Avatar começou a ser filmado. Mas como isso funciona, você sabe? Segue um explicativo de forma muito simples e didático de como funcionam as imagens 3-D nas TVs e cinema, em 3 formatos diferentes: anáglifo, polarizado e Parallax. Basicamente a tecnologia funciona desta maneira:
1
As duas imagens são projetadas na tela simultâneamente, uma imagem para cada olho. Cada uma das imagens possui pequenas diferenças na perspectiva. Cada uma das lentes – vermelha e azul – é projetada para “enxergar” apenas uma das camadas, bloqueando a outra, por isso, cada olho só percebe uma das imagens. Seu córtex visual é quem faz o truque de combinar as imagens e seu cérebro é enganado, percebendo-as como uma só imagem tridimensional.
2
Similar ao método anáglifo, duas imagens diferentes com perspectiva e polarização distintas, são projetadas ao mesmo tempo na tela. Cada lente dos óculos identifica apenas uma das polarizações disponíveis, fazendo com que cada um dos olhos enxergue apenas uma das imagens. Novamente, seu cérebro não percebe o truque e combina as duas imagens distintas com apenas uma, porém tridimensional.
3
Esse método não exige um óculos especial. As duas imagens com perspectivas diferentes, são dispostas em uma tela simultâneamente, porém entrelaçadas – divididas em faixas verticais e exibidas alternando-se as faixas. Um filtro, conhecido como “barreira de parallax” possui fendas precisas que permitem cada olho enxergar apenas uma das sequências de faixas, para cada perspectiva, dando novamente a impressão para o seu cérebro de que se trata apenas de uma imagem tridimensional.

0 comentários:

Postar um comentário