Pages

Subscribe Twitter Facebook

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que o Governo Dilma tem feito????


Todos falam. Todos inventam. Todos acham. Mas, a televisão nuca mostra exatamente tudo que acontece no Governo Dilma. A Rede Globo, como nós sabemos, não gosta da presidenta. A Rede Record apóia mais ou menos. A Bandeirantes nem se fala...

 Abaixo algumas pesquisas e cada um que tire sua própria conclusão:




         Sobre Dilma Rousseff:

         Dilma Vana Rousseff tomou posse da presidência em 1 de Janeiro de 2011. Ela derrotou o candidato do PSDB, José Serra, com 56,05% dos votos válidos. Isso, no segundo turno. Antes de se tornar presidenta, ela fazia parte do governo Lula, e sua eleição foi um fato histórico e inédito, pois, antes, o Brasil nunca havia elegido um presidente do gênero feminino. Ainda no governo Lula, Dilma atuou como Ministra de Minas e Energia e depois, Ministra-Chefe da Casa Civil.

         Características de Seu Governo:

         1 – Economia:

         Todos nós sabemos que a gestão do governo Dilma se deu partida em continuidade à gestão do governo Lula.
         Tudo começou com a exoneração de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central. Então, Alexandre Tombini, ex-presidente do BC voltou ao cargo. Guido Mantega continuou no Ministério da Fazenda.


         2 – Inflação:

         Mesmo tendo ficado dentro da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional), de 4,5% com tolerância de dois pontos para cima ou para baixo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2010 (do governo Lula), registrou alta acumulada de 5,91% (o maior desde 2004).
         Já em Janeiro de 2011 – que foi o primeiro mês do Governo Dilma, o índice de inflação registrou taxa de 0,83% mensal e, foi o maior resultado desde Abril de 2005 – que registrou 0,87%, que levou a taxa acumulada em um ano para 5,99%.

         O IPCA foi mantido elevado no mês de Março de 2011 com forte pressão e motivação dos grupos de Transporte e Alimentação. O nível foi de 0,79% - que espelhou a maior taxa para o mês, desde 2003. O resultado mensal levou a taxa de um ano para 6,30%.
         Isso fez com que ficasse um nível bem próximo do teto da meta “perseguida” pelo Banco Central. Isso gerou dor de cabeça para alguns economistas do mercado financeiro. Logo, tomaram novas medidas de advertências ao crédito para controlar o aquecimento da economia.

         Houve uma desaceleração no mês de Abril para uma taxa de 0,77% (mostra o IBGE). Toda via, nada impediu que o resultado acumulado em um ano ultrapassasse o teto da meta da inflação. Atingiu 6,51%. Foi o primeiro rompimento do nível perseguido pelo Banco Central desde o ano de 2005.


         3 – Taxa de Juros:

         O governo Dilma promoveu o aumento da taxa de juros. Essa foi uma medida para evitar que a inflação chegasse a níveis ruins para cumprir a meta de 2011 – justificada pelo CMN. Houve então a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária). A diretoria do Banco Central decidiu elevar a taxa Selic em 0,50 ponto percentual para 11,52% - que representa a maior colocação desde 2009. Depois, os juros foram elevados novamente, após uma segunda reunião do comitê do BC. Só que dessa vez em 0,50% para 11,75% a cada 12 meses: o maior desde Janeiro de 2009 (12,75%). Com isso, o Brasil seguiu em um dos postos mais altos nas taxas e juros – no ranking mundial. Depois, houve mais dois aumentos de 0,25 p.p – fazendo com que a Selic ficasse em 12,50%.

         O mercado financeiro levou um baque... Um susto com a diretoria do Banco Central devido um corte de 0,50 p.p na taxa Selic para 12% ao ano, enquanto economistas em unanimidade trabalhavam com 12,50%. A desculpa foi que – os países europeus e suas economias tinham fortes influencias sobre o Brasil. Essa foi a chave para que a oposição caísse em cima, com ‘dois quentes e três fervendo’.

        
         4 – PIB:

         Houve crescimento de 1,3 no primeiro trimestre, ‘ante’ o quarto trimestre de 2010 que havia se expandido para 0,8%. Comparando os dois, houve uma expansão de 4,20%.


         5 – Salário Mínimo:

        
         No segundo mês de governo o CN aprovou a proposta de aumento do salário mínimo de 510 reais para 545, mesmo com a oposição querendo 560 e 600 reais. O reajuste foi superior a inflação acumulada de 2010 – quando o INPC foi de 6,47%. Mesmo assim, o povo ‘reclamou’. Especialistas disseram que se as projeções para o INPC – estivessem confirmadas para o primeiro bimestre, o salário de 545 reais teria no terceiro mês – poder de compra de 1,3% inferior ao de 2010. Para repor então a inflação de um ano e dois meses, precisaria aumentar para 552 reais. Foi o primeiro reajuste anual do mínimo desde 97.


         6 – Cortes no Orçamento:


         No segundo mês de 2011, houve um corte de 50 bilhões no orçamento federal – o que corresponde a 1,2% do PIB. A justificativa foi combater os imprevistos inflacionários – fazendo então, uma política mais leve para a taxa básica de juros. Segundo Mantega – isso evitaria os efeitos negativos da crise internacional. Durante as eleições, tanto Dilma quanto Serra negaram que fariam reajustes desta magnitude.

         O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ recebeu um contentamento de 5 bilhões com o corte do orçamento, apesar do o Governo afirmar que investimentos sociais, tais como o PAC – seriam mantidos... Nivelados, contínuos.


         Segundo o Wikipédia...

         “De acordo com Miriam Belchior, ministra escolhida por Dilma para o Planejamento, a redução de despesa teve relação com o fato de a segunda parte do Minha Casa ainda não ter sido aprovada pelo Congresso.
Dilma suspendeu a contratação do aprovados em concursos públicos e a realização de novos processos seletivos durante o ano de 2011, como forma de conter os gastos do governo, considerados elevados nos últimos anos. Durante sua campanha nada foi falado sobre a suspensão”.

         7 – Reservas Internacionais:

         Segundo o site Wikipédia...
         “(...) A gestão Dilma Rousseff atingiu, no início de fevereiro, um total de US$ 300 bilhões em reservas, o que representou nova marca histórica. Economistas avaliam que, se por um lado, um valor alto das reservas possibilita uma maior segurança para o país enfrentar crises externas, por outro lado, a compra de dólares por parte do governo brasileiro tende a aumentar a dívida interna nacional (...)”

         Retirado do Wikipédia:

         Relações Comerciais com o Exterior

Em abril de 2011 viajou para a China e realizou ampliação nos negócios com aquele país. Possibilitou a produção de aeronaves da Embraer em território chinês, além de ganhar aval inédito para a exportação da carne de suínos, com a habilitação de três unidades frigoríficas. Ao todo foram assinados mais de 20 acordos comerciais. A Huawei anunciou investimentos de US$ 350 milhões no Brasil.
Numa rápida visita ao Uruguai em maio de 2011, Dilma e Mujica assinaram acordos envolvendo nano, TI e biotecnologia. Estabeleceu projetos para a instalação de uma linha de transmissão de 500 quilowatts entre San Carlos, no Uruguai, e Candiota, no Brasil, além da adoção, pelo governo uruguaio, do padrão de TV Digital nipo-brasileiro.

         Política Externa

O Governo Dilma começou a gestão da política externa com algumas mudanças de posição em relação ao governo anterior. Uma delas foi relacionada às questões dos direitos humanos do Irã, já que no governo anterior o representante do país na ONU se abstinha de votar a favor de sanções. Dilma deixou claro que estaria disposta a mudar o padrão de votação do Brasil em resoluções que tratassem das violações aos direitos humanos no país do Oriente Médio.

Relações com a imprensa

Nos primeiros meses de governo, Dilma contrariou a vontade de setores do próprio partido de regular a imprensa e declarou que "a imprensa livre é imprescindível para a democracia".

         Substituições de Ministros:

  •          Casa Civil da Presidência da República: Antônio Palocci por Gleisi Hoffmann em 8 de junho de 2011.
  • Ministério da Pesca e Aquicultura: Ideli Salvatti por Luiz Sérgio Oliveira em 10 de junho de 2011
  • Secretaria de Relações Institucionais: Luiz Sérgio Oliveira por Ideli Salvatti em 10 de junho de 2011
  • Ministério dos Transportes: Alfredo Nascimento por Paulo Sérgio Passos em 11 de julho de 2011
  • Ministério da Defesa: Nelson Jobim por Celso Amorim em 4 de agosto de 2011
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Wagner Rossi por Mendes Ribeiro Filho em 18 de agosto de 2011
  • Ministério do Turismo: Pedro Novais por Gastão Vieira em 14 de setembro de 2011
E aí? O que o governo Dilma tem feito????

0 comentários:

Postar um comentário