Pages

Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Português~~~> Corretamente falado, estranhamente dito...

Língua portuguesa é a quinta mais falada do mundo e por incrível que pareça, uma das mais difíceis de se aprender... até mesmo para os que já nascem ouvindo, mesmo assim os erros cometidos na fala ou escrita é de um tamanho infinito! Pois é, pois é, pois é... vamos recordar alguns exemplos:

a - Você diz ASTERÍSTICO? O certo é ASTERISCO;
b - Você diz BENEFICIENTE? É BENEFICENTE (Beneficência Portuguesa);
c - A casa é GEMINADA (da latim geminare = duplicar) e não GERMINADA (nascer, brotar);
d - O peixe tem ESPINHA   (espinha dorsal) e não ESPINHO (plantas têm espinhos);
e - Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA;
f - O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO;
g - FAZ dois anos que não o vejo e não FAZEM dois anos;
h - POR ISSO e não PORISSO;
i - HAVIA muitas pessoas no local e não HAVIAM;
j - PODE HAVER problemas e não PODEM HAVER.…;
k - PROBLEMA e não POBLEMA e nem POBREMA;
l - A PARTIR e não À PARTIR;
m - Para EU  fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, comprar ou comer;
n - A pronúncia de CD – ROM é igual a ROMA sem o A (não é CD-RUM nem CD-pinga, CD-vodka, etc.); ROM quer dizer read only memory Memória apenas para leitura;
o - A pronúncia de HALL é RÓL  não RAU, nem AU (como doem meus ouvidos!);
p - E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: não é eu vou ESTAR  mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e  CORRETO).

q -  SEJA ~~~ (SEJE – não existe no vocábulo português do Brasil nem de Portugal)
r - Eu a vi ou eu vi ela?  EU A VI ~~~ (viela é uma rua sem saída, beco)
s - Quero ir, mas... Mas (sentido de porém) e não MAIS (+)

Quando houver dúvidas, consulte um dicionário e pesquise http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal, mas cuidado ao acreditar em tudo que postam por aí na net. Segue um exemplo de um blog explicando um erro quase convincente:  ai ai ai, será que eu devia menciona-lo? Óhhh dúvida cruel, mas aí vai!  http://teletube.interbarney.com/2010/seje-ou-seja-saiba-qual-e-o-correto-e-quando-utiliza-lo/
Ridículo, fique atento!!!!

Beijinhos.

0 comentários:

Postar um comentário