Pages

Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bill Gates vai investir Milhões para quem criar novo Vaso Sanitário!!!

A Fundação Bill Gates está disposta a doar cerca de 30 milhões de euros a quem conseguir criar novas soluções para o actual modelo de casas-de-banho, ecologicamente desadequado e inacessível a um terço da população mundial.
Reiventadas há 200 anos, as sanitas com descargas de água potável salvaram milhões de vidas mas não sofreram alterações radicais desde então e continuam a não estar acessíveis a um terço da população mundial.
Esta situação chamou a atenção à Fundação Bill e Melinda Gates que decidiu criar um fundo de cerca de 30 milhões de euros para a reinvenção das casas-de-banho, através de uma solução barata, acessível e eficaz. O fundo foi distribuído por oito categorias e atribuído a universidades que estão a desenvolver projetos nessa área.
«(A sanita) é demasiado cara para as pessoas dos países em desenvolvimento; requer água e sistema de esgotos, que nem sempre existem, e não faz nada para, de facto, tratar os resíduos humanos», declarou Frank Rijsberman, responsável da fundação Gates.

«Pretendemos encarar os resíduos como uma matéria para reciclagem», afirmou Rijsberman. «Pensamos ser possível reciclar a energia, os minérios e também a água. Queremos reinventá-la de modo a torná-la barata, que passe a custar apenas alguns tostões, e que as pessoas pobres possam usar», acrescentou.
Entre os projectos a desenvolver encontra-se: uma casa-de-banho que gasificará os resíduos para depois os transformar em electricidade (Universidade de Tecnologia de Delft na Holanda); um sistema que permita a higienização das fezes em 24 horas, de modo a não transmitirem doenças (Universidade de Toronto); uma casa-de-banho com energia solar, cujas células solares forneçam energia suficiente para o processamento dos resíduos, transformando-os em combustível para electricidade (Instituto Tecnológico da Califórnia).

Doenças diarreicas
Cerca de 2,5 biliões de pessoas não têm acesso a sanitários, o que contribui para doenças diarreicas, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, são responsáveis pela morte anual de 1,5 milhões de crianças.
(Instituto Tecnológico da Califórnia).

 Esse é bonitinho!! rsrsrs

2 comentários:

Miriam de Sales disse...

OK, o Bill pensa em tudo.
Espero que seja inventado um vaso q/ nos permita dar descargas e levar políticos para o esgoto. rss
Obrigada pela visita. bjs

Mari Leal disse...

Verdade, seria muito bom mesmo!

Postar um comentário